Notícias

Paiva Netto escreve: Vencer o sofrimento do corpo e da Alma

Histórica circular de Paiva Netto, datada de 19 de novembro de 1981, que, até hoje, percorre o mundo em dezenas de idiomas, milhões de folhetos e que resume com fidelidade os propósitos universais das fraterníssimas Legião da Boa Vontade e Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo. (Os editores)

Acesse nosso conteúdo exclusivo grátis

Saiba mais

Geralmente, fundam-se instituições filantrópicas somente tendo em vista aqueles que necessitam de bens materiais, destituídos daquilo que os olhos penosamente testemunham. Todavia, o padecimento das gentes vai muito além do que se comprova na triste visão da pobreza humana. A dor não se encontra apenas nos barracos, nos mocambos, nos charcos, nos dias e nas madrugadas em que a LBV e a Religião Divina ininterruptamente levantam os mendicantes com a Caridade Completa*1 — Material e Espiritual. As angústias também estão, e ferozes, nas mansões, nos apartamentos de luxo, nos palácios, onde o Amor nem sempre habita e a segurança começa a ficar distante. E não há maior sofrimento do que a ausência de Amor.

 

Clamando por tranquilidade d’Alma

Lá, nos ambientes requintados, há igualmente mães que choram a incompreensão dos filhos e filhos que sofrem o abandono dos pais; casais que não se compreendem; mulheres que sofrem a leviandade dos maridos e maridos que lamentam a frivolidade das esposas; enfermos cercados das maiores atenções médicas, mas sem a sustentação dos corações que mais amam; e até mesmo existem patrões de Espírito mais humilde que o de seus subordinados.

Todos enfrentamos problemas. Todos! Se o drama não é estritamente pessoal, afligimo-nos com a dor de alguém muito querido. Um mundo de paradoxos, de contrastes impensáveis. Em última análise, somos simples seres falíveis, clamando por tranquilidade d’Alma; instintivamente anelando a concórdia, aliada ao conhecimento da Verdade, de preferência a Divina. Entretanto, lamentavelmente esquecidos de que — ontem, hoje, agora e sempre — o caminho da Paz legítima é o Amor de Jesus. Ele, que é o Grande Amigo que não abandona amigo no meio do caminho, possui infinita capacidade para iluminar o íntimo das criaturas. Ensinava o saudoso Proclamador da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo, o Irmão Alziro Zarur (1914-1979):

— Nenhum sofrimento é vão, nenhuma lágrima se perde. A vida humana é apenas uma preparação para a verdadeira Vida. Não há um pranto sequer que Deus não veja. E quem não chora a sua lágrima secreta? O Pai Celestial guarda-as para toda a Eternidade.

 

As lágrimas dos pobres e as lágrimas dos ricos. O que importa numa Sociedade realmente Solidária Altruística Ecumênica é o ser humano e seu Espírito Imortal! Na Boa Nova, o Cristo, sem restrições, convida aos Seus braços todos os que padecem:

 

— Vinde a mim, todos vós que estais exaustos e oprimidos, e Eu vos darei lenitivo. Sem mim, nada podereis fazer. Eu sou a árvore, vós sois os ramos. Nada podereis realizar sem o meu apoio. Não vos deixarei órfãos, voltarei a vós. Não se turbe o vosso coração nem se arreceie. Eu estarei convosco, todos os dias, até o fim do mundo. Novo Mandamento vos dou: amai-vos como Eu vos amei. Somente assim podereis ser reconhecidos como meus discípulos, se tiverdes o mesmo Amor uns pelos outros. (…) Não há maior Amor do que doar a própria vida pelos seus amigos (Evangelho, consoante Mateus, 11:28 e 28:20; e João, 13:34 e 35, 14:18 e 27 e 15:5 e 13).

 

O conforto espiritual no Apocalipse

No Livro das Profecias Finais, 2:5, o Divino Senhor, porém, adverte:

 

— Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; porque, se não, virei a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.

 

 Algumas pessoas não sabem, mas o Apocalipse — não o confundir com previsões de fim de ano nem com Nostradamus (1503-1566) —, do mesmo modo, oferece alento aos que o analisam sem ideias preconcebidas, as quais não soam bem ao pensamento libertário da era em que vivemos. O Apocalipse — como o nomeava o Irmão Alziro Zarur: “o mais importante livro da Bíblia Sagrada na atualidade mundial” — anuncia, para os que têm “olhos de ver e ouvidos de ouvir*2, o mais glorioso acontecimento de todos os tempos da História — Jesus Está Chegando! Por que não?! Victor Hugo (1802-1885), citado pelo filósofo e sociólogo italiano Pietro Ubaldi (1886-1972), costumava lembrar que

 

— quem hoje afirma que uma coisa é impossível tacitamente se coloca do lado dos que vão perder.

 

Ainda no Livro da Revelação, 22:12, 13, 16, 17, 20 e 21, o Bom Pastor conforta:

 

— Eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras. Eu sou o Alfa e o Ômega, o A e o Z, o Princípio e o Fim, diz o Senhor. (…) Eu, Jesus, enviei o meu Anjo para vos testificar estas coisas às Igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã. O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve diga: Vem! Aquele que tem sede [da Palavra de Deus] venha! E quem quiser receba de graça a água da Vida Eterna! (…) Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Ora vem, Senhor Jesus! A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós para todo o sempre. Amém!

 

E essa consolação nos fortalece neste momento, em que a violência campeia livre pelo mundo.

 

Orar = meditar

É indispensável, portanto, orar e vigiar (Evangelho, segundo Mateus, 26:41), mormente nas ocasiões de crise, qualquer que seja o local ou o instante. A dor não aguarda oportunidade para bater à porta do nosso coração.

E a prece não é somente útil nos transes dramáticos da vida, mas essencial também na hora de buscar as soluções para os desafios de ordem filosófica, política, econômica, científica, religiosa, artística, esportiva, pública, doméstica etc.

Orar e meditar têm exata correspondência. Ser humilde, perante a Verdade, é conduta imprescindível. Assim pensava o notável professor e missionário metodista Eli Stanley Jones (1884-1973), que permaneceu largo período de sua vida na Índia e visitou várias vezes nosso país:

 

— A humildade é a essência da Criação Divina. A primeira providência para o encontro com Deus é liquidar com o orgulho. (…) Quando a pretensão termina, o poder tem início.

 

Convém igualmente mais uma vez recordar esta advertência de Confúcio (551-479 a.C.):

— Pague a Bondade com a Bondade, e o mal com a Justiça.

É oportuno, porém, destacar que o mestre de Mêncio (372-289 a.C.) não falava de revanche, mas de Justiça.

 

Pai-Nosso — A Oração Ecumênica de Jesus

A vocês, prezados leitores, pois, dedicamos a admirável rogativa que Jesus nos legou, como um convite à reflexão nos momentos de angústia. Nunca é demais elevar o pensamento e o coração ao Altíssimo. A Prece que o Cristo ensinou — clara, concisa e prática — é perfeita para todos os instantes da vida, na alegria ou na tristeza, principalmente agora, num mundo em que tudo acontece com velocidade espantosa. Todos podem rezar o Pai-Nosso. Ele não se encontra adstrito a crença alguma, por ser uma oração universal, consoante o abrangente espírito de Caridade do Cristo Ecumênico, o Divino Estadista. Qualquer pessoa, até mesmo ateia (por que não?!), pode proferir suas palavras sem sentir-se constrangida. É o filho que se dirige ao Pai, ou é o ser humano a dialogar com a sua elevada condição de criatura vivente. Trata-se da Prece Ecumênica por excelência:

 

— Pai Nosso [ou diria o Irmão ateu, ó minha consciência que paira na altitude do meu mais exalçado ideal!], que estais no Céu [e em toda parte ao mesmo tempo], santificado seja o Vosso Nome. Venha a nós o Vosso Reino [de Justiça e de Verdade]. Seja feita a Vossa Vontade [e humildemente dizemos: jamais a nossa vontade, porque ainda estamos aprendendo a tê-la com correção], assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia dai-nos hoje [além daquele que sustenta o corpo, necessitamos do transubstancial*3, a comida que não perece, o alimento para que o Espírito não esmoreça]. Perdoai as nossas dívidas, assim como nós perdoarmos aos nossos devedores. Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal, porque Vosso é o Reino, e o Poder, e a Glória para sempre. Amém! (Evangelho do Cristo, conforme relatou Mateus, 6:9 a 13).

 

Quem confia em Jesus não perde o seu tempo, e servi-Lo não é sacrifício. É privilégio!

Quanto mais perto de Jesus, mais longe dos problemas!

Deus Está Presente!

Viva Jesus em nossos corações para sempre!

Que a Paz de Deus esteja agora e sempre com todos nós.

Assim seja!

 

*1 Caridade Completa (Material e Espiritual) — Saiba mais sobre o assunto no primeiro volume de Sagradas Diretrizes Espirituais da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo, a partir da p. 385. Adquira agora pelo telefone 0300 10 07 940 ou acesse ClubeCulturadePaz.com.br.

 

*2 “Olhos de ver e ouvidos de ouvir” — Encontramos esta citação no Corão Sagrado, 32a Surata (“As Sajda”):12: “(…) Ó Senhor nosso, agora temos olhos de ver e ouvidos de ouvir (…)”. Também no versículo 8 do capítulo 8 do Evangelho de Jesus, conforme os relatos de Lucas, podemos ler: “(…) Quem tem ouvidos de ouvir ouça”.

 

*3 Pão transubstancial — No segundo volume de Sagradas Diretrizes Espirituais da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo, leia a explicação a respeito do que seja pão transubstancial e o seu importante significado na tese de Paiva Netto “Economia da Solidariedade Espiritual e Humana (Estratégia Ecumênica da Sobrevivência)”.

 

ENTRE PARA O NOSSO CLUBE DE ASSINATURA

Edição atual de JESUS ESTÁ CHEGANDO!

Livros do escritor Paiva Netto

Brindes especiais: souvenirs para seu dia a dia

Livros infantis

Frete grátis para todo o Brasil

Receba nosso
conteúdo grátis

Cadastre-se e seja informado de nossas promoções, receba nossos artigos e notícias.

Ecumenismo

Espiritualidade

Evangelho-Apocalipse

Revista JESUS ESTÁ CHEGANDO!

Av. Marechal Floriano, 114 • Centro • Rio de Janeiro/RJ20080-002

(21) 2216-7851

jesusestachegando@boavontade.com

Pesquisar