Notícias

“Economia da Solidariedade Espiritual e Humana”

Tese de Paiva Netto escolhida como tema do 46° Fórum Internacional da Juventude Legionária (2020/2021)

Acesse nosso conteúdo exclusivo grátis

Saiba mais

O que é a “Economia da Solidariedade Espiritual e Humana”, proposta pelo educador Paiva Netto desde a década de 1970, e quais são as suas contribuições ao mundo? Essas são algumas das questões que iremos estudar e debater na 46a edição do Fórum Internacional do Jovem Ecumênico da Boa Vontade de Deus, ao longo de um ano.

Quando pensamos em Economia, é comum que rapidamente associemos seus conceitos às situações que envolvam o consumo de bens e serviços, pagamento de dívidas, investimentos, ou mesmo as notícias sobre inflação, taxa de juros, nível de desemprego… Sem contar outras relações, domésticas ou globais, privadas ou públicas, e que muitas vezes aparentam ser um tanto complicadas de compreender.

Embora a Ciência Econômica seja muito mais ampla, estudando e buscando soluções para problemas sociais dos mais diversos graus, o Presidente-Pregador da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo, José de Paiva Netto, nos convida a perceber um elemento anterior a essas discussões tão importantes, ao sinalizar a existência de “uma Economia além da economia”*1 portanto, “acima de leis e de modelos econômicos até agora descobertos e, muitas vezes, empregados de modo pouco apreciável por nós, os seres humanos. Discorremos sobre conceitos que preexistem à criação do mundo, que são os das Leis da Economia Divina, que tratam em igualdade os gêneros, porque se destinam à essência imortal das filhas e dos filhos dos universos”*2.

Para entender este avançado raciocínio, é preciso nos debruçarmos no estudo das lições econômicas de Jesus, pois Seus ensinamentos não só apresentam respostas ideais e eficazes para realidades deploráveis como as da pobreza, da fome e do desperdício, como também iluminam aquelas situadas na Alma do ser humano, que tantas vezes ensombrecem os mais nobres sentimentos, dando lugar à ganância, ao egoísmo e à indiferença.

O Celeste Provedor nos deixou uma máxima de Sua Economia, e tal diretriz foi chamada pelo saudoso Irmão Alziro Zarur (1914-1979), Proclamador da Religião do Terceiro Milênio, de “A Fórmula Urgentíssima de Jesus”, a qual o Irmão Paiva nomeou de “A Fórmula Urgentíssima Econômica do Cristo”. Trata-se do grande pilar da “Economia da Solidariedade Espiritual e Humana”: “Buscai primeiramente o Reino de Deus e Sua Justiça, e todas as coisas materiais vos serão acrescentadas” (Evangelho de Jesus, segundo Mateus, 6:33).

Por considerar nossa origem, que é espiritual, essa fórmula nos direciona prioritariamente para o desenvolvimento solidário das capacidades de nossa Alma, de modo que possamos empregar nossos talentos para o Bem, nos dedicando ao progresso individual e coletivo. Agindo dessa forma, saberemos como materializar as soluções que nos chegam do ”Reino de Deus” e de “Sua Justiça” para os desafios que enfrentamos, sem que falte qualquer recurso material necessário para essa realização. Observemos que a Solidariedade parte primeiramente do Pai Celestial para Seus filhos e filhas, precisando ser compreendida por nós em sua dimensão espiritual para ser efetivamente exercida na esfera humana, despertando a consciência planetária à vivência da Ética fundamentada no Novo Mandamento de Jesus: “Amai-vos como Eu vos amei. Somente assim podereis ser reconhecidos como meus discípulos” (Boa Nova, segundo João, 13:34 e 35).

Portanto, para construir relações econômicas sustentáveis, capazes de constituir estratégias para um mundo verdadeiramente livre da miséria espiritual e material, é urgente entendermos que somos muito mais do que aquilo que possuímos materialmente, conforme ensina o líder da Juventude Legionária: “O ser humano, com seu Espírito Eterno, é o centro da Economia, a geratriz de todo o progresso. Sem ele, não há o trabalho nem o capital. Precisamos finalmente caminhar mais adiante e dizer que o Espírito Eterno, que habita o corpo humano, ele sim, é a medida de todas as coisas, porquanto é Cidadão Celeste”*3.

Firmados na Solidariedade Ecumênica de Jesus, o Economista Divino, durante o 46° Fórum Internacional do Jovem Ecumênico da Boa Vontade de Deus, por meio de estudos doutrinários e diversas ações, buscaremos saídas efetivas para as graves dificuldades que enfrentamos no mundo.

Participe conosco! Siga-nos nas redes sociais e acompanhe as variadas opções que a Religião Divina dá aos jovens, de todas as idades, para atuarem neste espaço de protagonismo juvenil.

**********

Os artigos citados encontram-se no blog PaivaNetto.com

*1 Artigo “Horizonte além do horizonte”.

*2 Artigo “A Alma é a geratriz de todo o progresso”.

*3 Artigo “Solidariedade: a razão e o coração da Economia”.

ENTRE PARA O NOSSO CLUBE DE ASSINATURA

Edição atual de JESUS ESTÁ CHEGANDO!

Livros do escritor Paiva Netto

Brindes especiais: souvenirs para seu dia a dia

Livros infantis

Frete grátis para todo o Brasil

Receba nosso
conteúdo grátis

Cadastre-se e seja informado de nossas promoções, receba nossos artigos e notícias.

Ecumenismo

Espiritualidade

Evangelho-Apocalipse

Revista JESUS ESTÁ CHEGANDO!

Av. Marechal Floriano, 114 • Centro • Rio de Janeiro/RJ20080-002

(21) 2216-7851

jesusestachegando@boavontade.com

Pesquisar