Notícias

Dr. Bezerra de Menezes: um legado de amor ao próximo

Conheça um pouco sobre a história de vida do nobre médico, que, do Mundo Espiritual, prossegue sua trajetória de amparo e dedicação aos semelhantes.

A tela com imagem do Dr. Bezerra de Menezes, que fica exposta na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, retrata a época em que ele presidiu a casa. (foto: Arquivo rJEC!)

O Irmão Dr. Bezerra de Menezes nasceu em 29 de agosto de 1831, portanto, há 188 anos, na cidade de Riacho do Sangue (atual Jaguaretama), no Ceará, com o nome de Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti, filho de Fabiana de Jesus Maria Bezerra e Antônio Bezerra de Menezes, tenente-coronel da Guarda Nacional. Aos 20 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde passou o restante de sua vida terrena.

Na capital fluminense, cursou a Faculdade de Medicina e dedicou-se ao auxílio dos que necessitavam de amparo para as doenças do corpo. No campo político, Dr. Bezerra também trouxe várias colaborações em benefício da coletividade. Abolicionista convicto, foi líder do Partido Liberal e presidiu a Câmara Municipal da Corte do Rio de Janeiro, cargo equivalente ao de prefeito nos dias atuais. Militar e médico por formação, foi destacado Presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB) em dois mandatos: o primeiro no ano de 1889, e o segundo de 1895 a 1900. Por sua dedicação aos menos favorecidos, era carinhosamente chamado de Médico dos Pobres.

Entre as inúmeras teses, estudos, ensaios, biografias e romances escritos pelo ilustre médico enquanto esteve no corpo físico, também se destacam os seguintes livros: A loucura sob novo prisma, A casa assombrada, Os Carneiros de Panúrgio, Uma carta de Bezerra de Menezes, A Pérola Negra, Evangelho do Futuro e História de um Sonho.

Regressou ao Mundo Espiritual em 11 de abril de 1900, contudo, sua dedicação e amor ao próximo não cessaram. Ele prossegue atuante em sua luta pela Causa da Boa Vontade na Terra e no Céu da Terra.

 

Jovens de todas as idades realizam campanha com a revista JESUS ESTÁ CHEGANDO! nas ruas da cidade de Jaguaretama (antiga Riacho do Sangue), Ceará, onde nasceu o Dr. Bezerra de Menezes (Espírito). Eles registraram a atividade ao lado da estátua que homenageia o médico dos pobres. (foto: Arquivo rJEC!)

Do Mundo da Verdade

Na Quarta Revelação, a Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo, sob o comando de seu Presidente-Pregador, José de Paiva Netto, o Irmão Bezerra atua como Coordenador da Revolução Mundial dos Espíritos de Luz*1, à frente de uma equipe de mais de 150 mil trabalhadores espirituais. Da Pátria da Verdade, o bondoso médico trouxe como inestimável contribuição bibliográfica, até o momento, as seguintes obras: Fluidos de Luz (2001), Fluidos de Paz (2002), Conversando com seu Anjo da Guarda — A Agenda Espiritual (2007) e Páginas de Esperança — Espiritualidade, Família e Evangelho-Apocalipse de Jesus (2018).

Paiva Netto afirma que “não se pode fazer Revolução Mundial dos Espíritos de Luz escondendo os Espíritos de Luz”. Por isso, com o advento da Operação Jesus*2, coloca a Super Rede Boa Vontade de Comunicação (rádio, TV, internet e publicações) à disposição desses Irmãos do Espaço dedicados ao Bem, para que possam trazer suas valiosas contribuições. Dr. Bezerra de Menezes, dr. André Luiz, Emmanuel, Flexa Dourada, Meimei, dr. Osmar Carvalho e Silva, Nair Torres e Yvonne do Amaral Pereira estão entre os numerosos ativistas da Dimensão Espiritual engajados em promover a União Consciente das Duas Humanidades.

 

Devoção por Maria

Assim como o Evangelista Lucas, o Dr. Bezerra de Menezes sempre nutriu profunda admiração e respeito por Maria, a Mãe de Jesus. Na mensagem “Vitória e redenção espiritual”, publicada na revista JESUS ESTÁ CHEGANDO!, ed. 105 (de abril de 2005), ele afirmou: Reverencio com as marcas do passado, longínquo passado, nossa Mãe Maria Santíssima, detentora do Amor de seu Filho, Gênio Criador da Terra, Jesus! Símbolo da Constituição Feminina — não me canso de exaltá-la. O seu Amor terno, perene, resplandece em toda parte, até mesmo quando alguns não levam em consideração a Figura Materna que somente deseja a glória de seus filhos”.

 

“Caminhos gloriosos da Eternidade”

No artigo “Bezerra, nobre amigo”, o escritor Paiva Netto destaca essa homenagem, que certamente engloba os votos de sincero agradecimento, dos seres que se encontram no plano físico e no Mundo Espiritual, ao amoroso coração do Dr. Bezerra de Menezes: “Sempre disposto e dedicado a amenizar o sofrimento das criaturas, ele prossegue seu apostolado de Fé e Caridade no Mundo Invisível e na Terra, demonstrando que a morte não cessa a ação dos justos. Numa de suas manifestações espirituais, por intermédio do sensitivo Chico Periotto, falou-nos da certeza dessa colaboração: ‘Não tenho como retirar a cruz de ninguém, mas, para ajudar a carregá-la, contem comigo! Ajudar a conduzir essa cruz que nos leva a caminhos gloriosos da Eternidade. Vitoriosos!’. Dr. Bezerra, receba a saudação dos seus amigos da Terra”.

A homenagem de toda a Família Legionária a esse querido Amigo Espiritual, que prossegue a jornada eterna da Vida auxiliando a Humanidade terrena por meio de suas esclarecedoras mensagens, publicadas na revista JESUS ESTÁ CHEGANDO! — nas versões em português, espanhol e inglês — e divulgadas na Super Rede Boa Vontade de Comunicação. Sobre a Revista Ecumênica da Religião Divina, certa feita, durante Cruzada do Novo Mandamento de Jesus no Lar do Casal Paiva Netto, o Irmão Bezerra sugeriu que a publicação seja sempre levada aos hospitais durante as visitas do Departamento de Assistência Espiritual, DAE da Religião do Terceiro Milênio, pois a dedicada equipe espiritual coordenada por ele também atua nesses locais.

 

TORNE-SE UM MULTIPLICADOR VOLUNTÁRIO DA REVISTA JESUS ESTÁ CHEGANDO!

Faça parte você também! Multiplique essa mensagem de Paz aos corações! Dirija-se à Igreja Ecumênica da Religião do Terceiro Milênio mais próxima de sua casa. Para outras informações, ligue: 0300 10 07 940 (custo de uma ligação local mais impostos).

 


*1 Revolução Mundial dos Espíritos de Luz — Foi anunciada por Alziro Zarur (1914-1979), saudoso Proclamador da Religião do Terceiro Milênio, em 1953, e apresentada ao mundo em 6 de janeiro de 1992, por Paiva Netto, Presidente-Pregador da Religião Divina, que coloca microfones potentes à disposição dos Espíritos a serviço de Deus, por meio da Super Rede Boa Vontade de Comunicação (rádio, TV, internet e publicações, a exemplo da revista JESUS ESTÁ CHEGANDO!, que publica na seção Voltamos! — A Revolução Mundial dos Espíritos de Luz, mensagens do Dr. Bezerra de Menezes, e em Salve, Jesus!, os importantes alertamentos do Irmão Espiritual Flexa Dourada).

*2 Operação Jesus — Em 25 de março de 1995, diante de uma multidão de jovens que lotava a Praça da Paz, em frente ao Conjunto Ecumênico do Templo da Boa Vontade, em Brasília, DF, o Presidente-Pregador da Religião Divina, José de Paiva Netto, fez o lançamento da Operação Jesus, na qual convocou os jovens a ampliar a divulgação da mensagem do Cristo Ecumênico, o Divino Estadista, por meio da Comunicação 100% Jesus, fazendo-a chegar a todas as partes do mundo. A Juventude do Novo Mandamento de Jesus abraçou a oportunidade dada pelo Irmão Paiva de fazer crescer a mídia das Instituições da Boa Vontade (rádio, TV, publicações, sites e aplicativos), iniciativa fundamental para cumprir o supremo objetivo da Religião do Terceiro Milênio: preparar os caminhos da Volta Triunfal do Cristo à Terra, levando Sua mensagem fraterna a todos os cantos do planeta. E, durante sua prédica, o Irmão Paiva anunciou mais uma vitória: naquele dia, 25 de março de 1995, a Super Rádio Brasília (AM 1.210 kHz) passava a integrar a Super Rede Boa Vontade de Rádio, hoje formada por emissoras em todo o país e transmitida para o mundo pela internet e pelo aplicativo Boa Vontade Play.

Ecumenismo

Espiritualidade

Evangelho-Apocalipse

Revista JESUS ESTÁ CHEGANDO!

Av. Marechal Floriano, 114 • Centro • Rio de Janeiro/RJ20080-002

(21) 2216-7851

jesusestachegando@boavontade.com

Pesquisar