Notícias

Aula de História no Templo da Boa Vontade

Acesse nosso conteúdo exclusivo grátis

Saiba mais

O professor de História e Cristão do Novo Mandamento de Jesus Fhanoel Ribeiro, de Brasília/DF, levou seus alunos em uma visita ao Templo da Boa Vontade, em especial à Sala Egípcia, para que pudessem aprofundar os conhecimentos sobre o Egito Antigo. A seguir, ele relata como foi esse dia:

 

Cristão do Novo Mandamento de Jesus Fhanoel Ribeiro, de Brasília/DF

“Na disciplina de História, o 6o ano do Ensino Fundamental e a 1a série do Ensino Médio estão estudando o Egito, o qual é o berço de uma das mais importantes civilizações da Antiguidade, cujas origens datam de 5 mil anos antes de Cristo. Com o desenvolvimento de sua rica cultura, foram deixados grandes legados para a humanidade, como a invenção da moeda, o primeiro calendário lunar, a Astronomia, o arado, a escrita hieroglífica, a pintura, a Arquitetura, a Filosofia, a crença na imortalidade da Alma, além dos fundamentos da geometria e do cálculo.

“Para que o aprendizado em sala de aula não fosse apenas teórico e distanciado no tempo e no espaço, proporcionei aos estudantes da Escola Salesiana Brasília uma visita ao Templo da Boa Vontade, localizado na Quadra 915 sul, em Brasília, DF. Foi explicado para as turmas sobre a história da construção do monumento [inaugurado por Paiva Netto em 21/10/1989], seu propósito, suas dimensões matemáticas, proporções e sua importância para a capital federal, sendo eleito uma das Sete Maravilhas de Brasília.

“Os estudantes tiveram a oportunidade de peregrinar pela Espiral, na Nave do TBV, orar embaixo do Cristal Sagrado e beber da água da Fonte do Templo da Paz. O ambiente mais aguardado pelos estudantes, no entanto, foi a Sala Egípcia.

“Antes de entrarmos dela, houve uma aula no Salão Nobre contextualizando a representação em escultura do Faraó Ramsés II, conhecido como O Grande, que reinou por longos 66 anos durante a 19a dinastia egípcia; sobre o papel e propósito das esfinges (escultura antropozoomórfica); e sobre a escrita hieroglífica, que só foi possível ser compreendida e traduzida graças a descoberta, em 1799, da Pedra de Roseta, durante a invasão de Napoleão Bonaparte no Egito. Nesse contexto, foi destacada a importância do estudioso francês Jean-François Champollion, que em 1822 conseguiu decifrar completamente a escrita em hieróglifos.

“Descendo para o interior da sala, foi possível mostrar um pouco da arte egípcia, com suas pinturas nas paredes; as pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos; como era a crença na imortalidade da Alma; o processo de mumificação; os principais deuses egípcios; a réplica do trono do Faraó Tutankhamon; e o contexto histórico, religioso e político do Faraó Akhenaton, que durante a 18a dinastia construiu uma nova capital do Egito e implantou uma única divindade a ser cultuada e adorada: Aton, o Deus-Sol. As mobílias e música ambiente também foram de importante destaque.

“Saindo da Sala Egípcia, o tour seguiu para a Galeria de Arte, para a Fonte Sagrada e, por último, para o Memorial Alziro Zarur, no qual todos puderam conhecer um pouco da vida e da obra do Presidente-Fundador da Legião da Boa Vontade.

“Foi uma grande satisfação e alegria enquanto educador e enquanto Legionário da Boa Vontade poder proporcionar a esses jovens toda essa experiência cultural, espiritual e histórica, a qual tive a honra de conhecer de perto desde que era um Soldadinho de Deus, da LBV. No final da excursão, as turmas me disseram que estavam contanto os dias para essa aula externa e que nunca mais esquecerão o que viram e o que aprenderam no Templo da Boa Vontade. Foi, de fato, um enriquecimento do aprendizado e da compreensão dos estudantes”.

Você também quer conhecer o monumento? Visite o Templo da Boa Vontade! Ele está localizado na Quadra 915 Sul, em Brasília, DF. Para outras informações, ligue: (61) 3114-1070 ou acesse TBV.com.br.

ENTRE PARA O NOSSO CLUBE DE ASSINATURA

Edição atual de JESUS ESTÁ CHEGANDO!

Livros do escritor Paiva Netto

Brindes especiais: souvenirs para seu dia a dia

Livros infantis

Frete grátis para todo o Brasil

Receba nosso
conteúdo grátis

Cadastre-se e seja informado de nossas promoções, receba nossos artigos e notícias.

Ecumenismo

Espiritualidade

Evangelho-Apocalipse

Revista JESUS ESTÁ CHEGANDO!

Av. Marechal Floriano, 114 • Centro • Rio de Janeiro/RJ20080-002

(21) 2216-7851

jesusestachegando@boavontade.com

Pesquisar