Notícias

Paiva Netto: 67 anos na Seara da Boa Vontade de Deus

Acesse nosso conteúdo exclusivo grátis

Saiba mais

Nas comemorações de mais um aniversário de trabalho de Paiva Netto na Legião da Boa Vontade, apresentamos um breve e emocionante retrospecto de sua trajetória de desafios e conquistas em favor da humanidade. Em entrevista à jornalista Ana Serra, de Lisboa, Portugal, o Presidente- -Pregador da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo relata o inesquecível momento de sua chegada à Obra Legionária. Vamos ao trecho:

Ana Serra: Na sua vida sempre se dedicou muito ao trabalho na Legião da Boa Vontade. Como é que esta se cruzou no seu caminho?

Paiva Netto: É uma história interessante. Em 1953, quando tinha 12 anos, recebi, no Rio de Janeiro, das mãos de uma alta e bela senhora negra um opúsculo editado pela LBV. Encontrei naquele material de excelente conteúdo ideias universais com o que prontamente me identifiquei. Li sobre as propostas de Zarur, com o seu pioneiro movimento inter-religioso, denominado Cruzada de Religiões Irmanadas, passo decisivo para o Ecumenismo Irrestrito, que a todos procura confraternizar sem lhes coagir o raciocínio, porquanto é um pensamento libertário, democrático. A democracia — o regime da responsabilidade, como costumo defini-la — necessita ter início no campo espiritual, moral e filosófico, em que se deve cuidar da formação ética do indivíduo e combater as intransigências. Por exemplo, se os religiosos não se entenderem, eles que propagam a existência de Deus, retratado por João Evangelista como Amor (Primeira Epístola, 4:8), todos os demais seres humanos dir-se-ão justificados em suas inclemências. Afinal, conforme sempre ressalto, Religião, Filosofia e Política não rimam com intolerância. A Ciência idem. Observem a reflexão de Voltaire (1694-1778):

A tolerância é tão necessária na política como na religião; só o orgulho é intolerante.

E outra coisa: jamais se deve pregar um Criador que apavore as criaturas, porém que as deixe mais responsáveis. (…)

 “Mãe, música de Natal em Junho?!”

Voltando ao relato do meu encontro com a LBV: passaram-se três anos, e certa manhã acordei com uma forte vontade de ligar o rádio. Quando o fiz, ouvi a tocante composição, de Joseph Möhr (1792-1848) e Franz Grüber (1787-1863), Noite Feliz. Era 29 de junho de 1956. Intrigado, exclamei: Mãe, música de Natal em Junho?! Em seguida, Zarur começou a ler a passagem do Evangelho de Jesus, segundo Lucas, 2:14, na qual os Anjos anunciam o Seu Celestial Nascimento:

 

Glória a Deus nas Alturas e Paz na Terra aos Homens de Boa Vontade!

 

Após ouvir as dissertações dele, disse resoluto: Mãe, é com esse que eu vou! O meu coração fora despertado, e naquele mesmo dia em que se homenageiam São Pedro e São Paulo, peguei na minha bicicleta e fui às ruas pedir ajuda para a Instituição.

No ano seguinte, pude conversar em pessoa com o Presidente-Fundador da LBV e tornei-me, com o tempo, secretário dele. Desde então, não mais abandonei esta causa da Boa Vontade Divina, porque o povo precisa de atenção fraternal permanente, não apenas intelectual, como também para a Alma, pois somos transitoriamente corpo, mas, em essência, Espírito.

Com mais de 100 mil pessoas superlotando a Praça da Paz e os arredores do Conjunto Ecumênico Boa Vontade, em Brasília/DF, Paiva Netto (no destaque) inaugura o Parlamento Mundial da Fraternidade Ecumênica, ParlaMundi da LBV, em 25 de dezembro de 1994, no Natal de Jesus.
Com mais de 100 mil pessoas superlotando a Praça da Paz e os arredores do Conjunto Ecumênico Boa Vontade, em Brasília/DF, Paiva Netto (no destaque) inaugura o Parlamento Mundial da Fraternidade Ecumênica, ParlaMundi da LBV, em 25 de dezembro de 1994, no Natal de Jesus.
« de 10 »

ENTRE PARA O NOSSO CLUBE DE ASSINATURA

Edição atual de JESUS ESTÁ CHEGANDO!

Livros do escritor Paiva Netto

Brindes especiais: souvenirs para seu dia a dia

Livros infantis

Frete grátis para todo o Brasil

Receba nosso
conteúdo grátis

Cadastre-se e seja informado de nossas promoções, receba nossos artigos e notícias.

Ecumenismo

Espiritualidade

Evangelho-Apocalipse

Revista JESUS ESTÁ CHEGANDO!

Av. Marechal Floriano, 114 • Centro • Rio de Janeiro/RJ20080-002

(21) 2216-7851

jesusestachegando@boavontade.com

Pesquisar