Notícias

Conheça mais sobre o Fórum Mundial Espírito e Ciência, da LBV

Acesse nosso conteúdo exclusivo grátis

Saiba mais
Conjunto Ecumênico do Templo da Boa Vontade, formado pelo ParlaMundi da LBV, prédio administrativo e o Templo da Paz. Está localizado na Quadra 915 Sul, em Brasília, DF.

O Fórum Mundial Espírito e Ciência (FMEC), da Legião da Boa Vontade, criado pelo Diretor-Presidente da LBV, José de Paiva Netto, no ano 2000, é um espaço permanente e livre de qualquer preconceito para debate e intercâmbio entre o conhecimento científico e o saber religioso.

Em documento intitulado “Ciência e Fé na Trilha do Equilíbrio” — dedicado aos participantes da primeira sessão plenária, em 2000 —, o propositor do Fórum registrou os principais objetivos do evento:

“a) Promover o intercâmbio entre o conhecimento científico e as várias tradições religiosas e espiritualistas sobre o Espírito do ser humano.

“b) Estruturar novos paradigmas para o desenvolvimento sustentado de uma sociedade fraterna, solidária e equânime, a partir de uma perspectiva espiritual e ecológica que garanta a Paz Mundial.

“c) Construir políticas baseadas nas convergências estabelecidas entre Espiritualidade e Ciência, consolidá-las em projetos, publicá-las e encaminhá-las aos respectivos órgãos de competência pública e privada com ampla divulgação por todos os meios de comunicação”.

Segundo Paiva Netto, uma das principais expectativas é que o evento vá além o campo teórico, partindo para propostas pragmáticas, de aplicação no dia a dia da sociedade. Com esse propósito abrangente e elevado, o Fórum Mundial Espírito e Ciência, da LBV, tem suas sessões plenárias e painéis temáticos realizados no Parlamento Mundial da Fraternidade Ecumênica, o ParlaMundi da LBV — que faz parte do Conjunto Ecumênico do Templo da Boa Vontade, em Brasília, DF.

Afirma o criador do FMEC: “Ao lançar a proposta de abertura de uma tribuna democrático-ecumênica no ParlaMundi da LBV, quis estabelecer um espaço para o colóquio solidário e profícuo. E assim fomentar o diálogo sobre assuntos fundamentais para o entendimento de nossa existência aqui, neste pequenino planeta, como também do nosso estágio na hierarquia do Cosmos, utilizando, para esse fim, a conciliação do conhecimento humano com o espiritual nos diversos campos do saber.

“É com satisfação que observo esse idealismo prosperar, gerando frutos de sabedoria e exemplos de concórdia, tão necessários na contemporaneidade.

“Por isso, há décadas, grafei: A Ciência (cérebro, mente), iluminada pelo Amor (Religião, coração fraterno), eleva o ser humano à conquista da Verdade”.

 

PRIMEIRA SESSÃO PLENÁRIA (outubro de 2000)

A primeira sessão plenária do Fórum Mundial Espírito e Ciência, da LBV, ocorreu de 18 a 21 outubro de 2000. Com o tema “Ciência e Fé na trilha do equilíbrio”, foi considerado o maior evento do gênero no mundo e superou todas as expectativas de sucesso de público e de audiência na internet, tendo alcançado ampla repercussão nacional e internacional.

Antes e depois de suas palestras, vários conferencistas participaram de chats com milhares de internautas do Brasil e de diversos países que acompanharam o evento, transmitido pelo site www.forumespiritoeciencia.org.br em tempo real. Segundo a Rede Brasileira de Bate-Papo (Brasnet), o número de conexões simultâneas registrado na tarde de 20 de outubro foi recorde nacional. Paralelamente, cerca de 120 centros de ensino superior de vários países conectaram-se ao Fórum, a exemplo das universidades de Cambridge e Oxford, na Inglaterra, e de Berkeley e Harvard, nos Estados Unidos.

 

Conferencistas da primeira sessão plenária:

Alexander Lazutkin, Rússia: Engenheiro mecânico pela Moscow Aviation Institute (MAI), com especialização em Sistemas de Sobrevivência Prolongada no Espaço (Life and Activity of Support Systems). Atuou no Yuri Gagrin Cosmonaut Training Center (Centro de Treinamento de Cosmonautas na Cidade das Estrelas), em Moscou, e participou da Missão MIR 23, permanecendo 186 dias no espaço. Tema: Perspectivas Futuras de Civilização Humana no Cosmos.

Amit Goswami, EUA: Ph.D. em física quântica, escritor, cientista e conferencista de renome internacional. É professor aposentado de Física da Universidade do Oregon, Estados Unidos, e doutor em residência no Instituto de Ciências Abstratas, na Califórnia. Tema: Unificando Espírito e Ciência.

Edgar Mitchell (1930-2016), EUA: Sexto homem a pisar na lua, a bordo da APOLLO 14. Criador da Ciência Noética, tornou-se grande defensor da união entre Ciência e Espiritualidade. Tema: Descobrindo a Alma na Ciência.

Edwin Florez Zevallos (“kuichy”), Peru: Xamã e líder espiritual da civilização Inca com jornadas no Peru e na Bolívia; possui formação em Psicologia, Filosofia, Religião, Medicina Holística, Ciências e Turismo. É conferencista internacional e um dos maiores expoentes das tradições indígenas da atualidade. Tema: A mensagem dos Incas desde Machu Picchu a toda a Humanidade.

Fernando Salazar Bañol, México: Líder espiritual gnóstico, escritor, discípulo direto do fundador da Gnose, mestre Samael Aun Weor. Conviveu com culturas indígenas, tornando-se um Xamã e profundo conhecedor de diversas tradições indígenas. Tema: O Cristo Social: a Espiritualização da Política como meio de transformação da sociedade.

Uma Krishnamurthy, Índia: Psiquiatra, conferencista, especialista em iogaterapia e danças sagradas. Tema: Unificando a Psicologia Materialista do Oeste com a Psicologia Espiritual do Leste.

Patrick Drouot, França: Físico, fundador do Instituto de Pesquisa e Consciência de Paris, um dos escritores de maior sucesso e credibilidade em diversos países onde seus livros são vendidos. Drouot é um legítimo cientista do futuro, unindo Ciência e tradições místicas. Temas: Progresso da Ciência: O fenômeno espiritual na luz da física quântica do século XXI; Sociedade Mundial e Espiritualidade; Espírito e Consciência de Paz no século XXI: a emergência das tradições indígenas e os ensinamentos das antigas civilizações esquecidas.

Chagdud Tulku Rinpoche (1930-2002), Tibete: Formado em Artes e Medicina. Foi um mestre de meditação altamente realizado. Dirigiu o maior centro budista tibetano da América Latina. Foi reconhecido em tenra idade como a reencarnação do abade do monastério Chagdud Gonpa e, a partir daí, foi treinado em filosofia e práticas de meditação do budismo Vajrayana pelos maiores lamas tibetanos. Tema: Por que o Caminho Espiritual?

Raul Jacobo Albala, Argentina: Filósofo, educador e historiador, tem se dedicado a pesquisar os mistérios que o passado tem deixado na atmosfera do planeta. Intérprete da Cosmogonia Universal, voltado à criação de Centros de Educação Planetária em diversos países, bem como em uma cruzada pela reconciliação da Humanidade com as forças da Natureza. Tema: Educação Planetária.

James Hurtak, EUA: Linguista e cientista social norte-americano.

Basílio Baranoff (1933-2008): Integrou o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), em São José dos Campos, SP. Integrou a equipe brasileira que deu os primeiros passos do Programa Espacial Brasileiro, em 1965. Atuou no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal, RN, participando do primeiro lançamento de foguete do Brasil. A convite, visitou as instalações espaciais russas e a Cidade das Estrelas, na Rússia. Desde então, dedicou-se ativamente à pesquisa sobre a existência de vida fora da Terra. Tema: Vida inteligente no Universo — evidências científicas, paracientíficas e ufológicas.

César Soares dos Reis: Oficial do exército, graduado em matemática, pós-graduado em Pesquisa Operacional, professor universitário, integrante do Instituto de Cultura Espírita do Brasil, do Conselho Superior da Cruzada dos Militares Espíritas, do Serviço Espírita de Informações (SEI) e do Lar Fabiano de Cristo. Tema: O Sentido da Vida. Uma abordagem para o Terceiro Milênio.

Divaldo Pereira Franco: Conferencista Espírita internacional, com mais de dez mil palestras ministradas em cerca de 52 países. Discursou por cinco vezes na ONU e é um dos grandes educadores da atualidade. Tema: Educação do Ser Integral.

Francisco Augusto Catão: Licenciado e doutor em Teologia, na França; diplomado em Filosofia; e bacharel em Ciências Sociais. Tema: Espírito e Ciência na perspectiva da Encíclica FIDES ET RATIO.

Gilda Moura: Psicóloga clínica e membro da Sociedade Americana de Hipnose Clínica. Escritora e conferencista. Desenvolve trabalhos na área de Ciência e Espiritualidade. É especialista em tratamento com hipnose regressiva nos casos de experiências extraordinárias como contato, abdução e fenômenos correlatos. Tema: Medidas Eletrofisiológicas de Diferentes Estados Alterados de Consciência no Brasil.

Henry Sobel: Autor, conferencista e ativista na área do Ecumenismo, nacional e internacional. Na época do evento era presidente do Rabinato da Congregação Israelita Paulista e coordenador da Comissão Nacional de Diálogo Religioso Católico/Judaico, organismo da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Tema: Ciência e Espiritualidade.

Hermínio C. Miranda (1920-2013): Escritor, conferencista e pesquisador de fenômenos paranormais, com mais de 30 títulos publicados sobre o assunto. Tema: A Hora da Decisão.

Jorge Rizzini (1924-2008): Jornalista e escritor. Premiado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo (prêmio para peça teatral) e detentor do Prêmio Fábio Prado, da União Brasileira de Escritores (novela e contos). Criador da Filmoteca Allan Kardec. Foi pesquisador psíquico e palestrante no Brasil e exterior. Tema: Evidências da Imortalidade.

– José Hermógenes Filho (1921-2015): Pioneiro em Terapias Holísticas no Brasil, o professor é também reconhecido mundialmente por seu trabalho na área da Ioga. Educador, escritor best-seller, filósofo, terapeuta e estudioso do aspecto ecumênico do Cristianismo, participou de vivências no Avatar Sathya Sai Baba, na Índia. Tema: O Ecumenismo na Parábola do “filho Pródigo”.

Mônica Buonfiglio: Escritora best-seller, com livros publicados em diversos países, é conferencista e uma das grandes pesquisadoras de temas paracientíficos existentes no país. É considerada um dos maiores fenômenos editoriais da década de 1990 no Brasil. Tema: Vida após a morte — Canalização.

Nehemias Marien (1933-2007): É graduado em Teologia pelo Seminário Presbítero de Campinas e Mestre em Ciências Bíblicas pela Universidade de Nottingham, na Inglaterra. Foi presidente do Colegiado de Pastores da Igreja Presbiteriana Bethesda, no Rio de Janeiro. Representou a corrente presbiteriana em colóquios internacionais, especialmente na Europa e nos Estados Unidos. Tema: Espírito e Ciência nas Teofanias de Abraão e Moisés, ontem e hoje.

Pierre Weil (1924-2008): Ph. D., psicólogo transpessoal, escritor e fundador da Universidade da Paz (UNIPAZ). Conferencista e importante educador francês que residia no Brasil. Vivência: Eventual Integração de Ciência e Espiritualidade — O Encontro entre a Física e a Psicologia.

Ronaldo Rogério de Freitas Mourão (1935-2014): Astrônomo formado pela Universidade do Estado da Guanabara (atual UERJ), com títulos de bacharel e licenciado em Física. Doutor pela Universidade de Paris. Tema: Uma nova visão cosmológica do Universo.

Sônia Rinaldi: Graduada em Letras Anglo-Germânicas pela Universidade Mackenzie, despertou cedo o interesse pela fenomenologia espírita em sua forma experimental. Painel: Transcomunicação Instrumental: contatos com o Além por vias técnicas.

Waldyr Rodrigues (1946-2017): Ph.D. em Física Nuclear Teórica e escritor com livros editados em diversos países e artigos publicados em revistas internacionais. Doutor em Física Nuclear pela Universidade de Torino, Itália; conferencista e professor universitário com trabalhos relevantes na área da Ciência. Tema: Quanto podemos confiar na Ciência, quanto podemos confiar na Religião?

Wilson Picler: Físico, especialista em Metodologia da Ciência e pesquisador na área da Psicobiofísica, dedicou-se a pesquisas em laboratórios por mais de uma década. Conferencista internacional, já apresentou trabalhos em diversos países com ênfase em instrumentação científica e controle de variáveis em experimentos psicobiofísicos. Tema: Ponte entre Ciência e Espiritualidade.

– Xeque Nasser Abou Jokh: Representante do Centro Islâmico do Brasil.

– Leon Frejda Szklarowsky (1933-2011): Advogado, escritor, jornalista, Juiz de Paz e representante da comunidade judaica.

 

Simultaneamente às palestras, ocorreu uma feira cultural, na qual os escritores Beto Junqueira e Mônica Buonfiglio lançaram e autografaram seus livros. O evento também contou com convidados que fizeram observações ao final de cada palestra, dentre eles o jornalista Eduardo Castor Borgonovi (1946-2000), da Agência Estado; o Rabino Daniel Henry Calmanowitz, do Centro Darma da Paz, e Adison do Amaral, escritor e membro da Academia de Letras de Brasília.

Na época, o jornalista Eduardo Castor Borgonovi publicou artigo, na versão on-line do jornal Estadão, em que destacava o evento: “O Fórum Mundial Espírito e Ciência, da LBV, reúne um número de autoridades tão respeitável que o coloca, de forma disparada, como o maior evento do gênero já realizado na América Latina. (…). Ao realizar o I Fórum Mundial, em seu ParlaMundi de Brasília, a LBV coloca o Brasil alinhado com a tendência de ponta do pensamento mundial (…)”.

 

[smartslider3 slider=13]

 

CONGRESSO “DISCUTINDO A MORTE E A VIDA APÓS ELA” (outubro de 2003)

Encontro preparatório para a segunda sessão plenária do Fórum Mundial Espírito e Ciência, da LBV, o Congresso “Discutindo a morte e a vida após ela” foi realizado de 23 a 25 de outubro de 2003 e novamente lotou o Plenário José de Paiva Netto, no ParlaMundi da LBV, depois do grande sucesso da primeira sessão plenária, em 2000. A abertura do evento foi feita pessoalmente pelo criador do Fórum, Paiva Netto, que saudou os congressistas e apresentou seu artigo “Questão de Morte ou de Vida?”, escrito especialmente para a ocasião. Nortearam as palestras do evento estudos e análises de representantes de diversas áreas da ciência sobre de possíveis evidências registradas sobre a continuação da vida após o fenômeno a morte, como as visões descritas por pacientes em estado terminal, de quase morte ou coma.

 

SEGUNDA SESSÃO PLENÁRIA (outubro de 2004)

Com o tema “Discutindo a morte e a vida após ela”, a segunda sessão plenária do FMEC ocorreu de 20 a 23 de outubro de 2004 e, mais uma vez, reuniu cientistas, pesquisadores, filósofos e religiosos de renome do Brasil e do exterior.

Dois eixos temáticos nortearam os diálogos: “As indagações da Ciência e da Religião sobre a vida após a morte” e “Os novos paradigmas para a sociedade humana”.

 

Conferencistas da segunda sessão plenária:

Diane Williams, Suíça/EUA: Na época do evento, era presidente do Comitê de Espiritualidade, Valores e Interesses Globais de ONGs, da Organização das Nações Unidas. Tema: A transformação nas relações humanas e sociais diante do novo paradigma: a vida após a morte.

Ademar Eugênio de Mello (1947-2005): Bacharel em Matemática Aplicada e especialista em Física Quântica. Tema: A Física Quântica e a sobrevivência do Espírito.

Anabela Cardoso, Portugal: Diplomata portuguesa, doutora em serviço público (honoris causa) e especialista em Filologia Germânica. Tema: A valorização da vida no contexto da sociedade humana.

Antonio Haroldo Franco da Rocha: Na época do evento, residia em Portugal e era representante da Legião da Boa Vontade na Europa. Tema: A lei da reencarnação.

Bel César: Escritora, psicóloga clínica com formação em musicoterapia no Instituto Orff, na Áustria. Pratica a psicoterapia sob a perspectiva do Budismo Tibetano. Tema: Morrer não se improvisa — Relatos que ajudam a compreender as necessidades emocionais e espirituais daqueles que enfrentam a morte, na visão budista.

Carlos Alberto Tinoco: Professor, mestre em Educação e fundador do curso de Parapsicologia das Faculdades integradas Espírita do Paraná. Tema: As upanishads e a questão da vida após a morte.

Edward Krizhanovsky, Rússia: Ph. D em Física e chefe do laboratório de pesquisa da Kirlionics Technology Internacional. Tema: O estudo da energia humana e os diferentes estados de consciência pela técnica de Descarga Gasosa com Visualização DGV — Gas Discharge Visualization (GDV).

Ercília Zilli: Professora universitária, psicóloga clínica e, na época, presidente da Associação Brasileira de Psicólogos Espíritas. Tema: O ato do suicídio e suas consequências espirituais.

Elias de Andrade Pinto: Pós-graduado em Ciências da Religião. Na época do evento, pastor da Igreja Presbiteriana Independente e membro do Círculo de Cooperação de São Paulo da Iniciativa das Religiões Unidas (URI). Tema: O que é vida? O que é morte?

Ernst Senkowski (1922-2015), Alemanha: Consultor da NASA para assuntos de Física Nuclear e Satélites. Tema da palestra por vídeo: O desenvolvimento da transcomunicação.

Henry Sobel: Autor, conferencista e ativista na área do Ecumenismo, nacional e internacional. Na época do evento era presidente do Rabinato da Congregação Israelita Paulista e coordenador da Comissão Nacional de Diálogo Religioso Católico/Judaico, organismo da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Tema: O que é a vida? O que é a morte?

Iya Sandra Epega (1947-2013): Na época do evento era diretora-adjunta do Superior Órgão de Umbanda do Estado de São Paulo, membro do Conselho Religioso do Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-Brasileira e do Conselho Parlamentar pela Cultura de Paz da Assembleia Legislativa de São Paulo. Tema: O que é a vida? O que é a morte?

Jihad Hammadeh: Sheik, teólogo, historiador e líder espiritual da comunidade muçulmana no Brasil. Tema: Explicações do Islamismo sobre a vida após a morte.

José Carlos Brandi Aleixo: Padre, Ph. D em Ciências Políticas pela Georgetown University, nos EUA, e Presidente de Honra do Instituto Brasileiro de Relações Internacionais. Tema: O que é a vida? O que é a morte?

Luy Vieira (1949-2016): Paranormal, sensitiva auditiva. Estudiosa do mundo esotérico com especialização em parapsicologia, meditação, ioga e terapias alternativas. Tema: Morte, viagem para a verdadeira vida.

Marcel Souto Maior: Jornalista, roteirista, escritor, autor de vários livros, em especial sobre a vida e obra de Chico Xavier. Tema: Os vivos e os mortos escrevem.

Marcos Terena: Líder indígena brasileiro e articulador dos direitos indígenas na Organização das Nações Unidas. Tema: A cultura e a religiosidade das nações indígenas quanto ao sentido da vida e a vida após a morte.

Maria Julia Prieto Peres: Médica e especialista em terapias de regressão a vidas passadas. Tema: Casos de regressão, sugestivos de reencarnação.

Mário ‘El Puma’, Peru: Xamã e líder espiritual inca. Tema: Vida e morte no império dos filhos do Sol.

Marlene Nobre (1937-2015): Médica, fundadora da Associação Médico-Espírita. Tema: As consequências do aborto, considerando a continuidade da vida após a morte.

Nestor João Masotti (1937-2014): Expositor espírita. Na época do evento era presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB). Tema: O que é vida? O que é morte?

Paolo Presi, Itália: Engenheiro da Aeronáutica e especialista em estudos de Transcomunicação Instrumental. Tema: O trabalho de Comunicação Instrumental de Marcello Bacci.

Osvaldo Hely Moreira: Médico cardiologista e, na época do evento, vice-presidente da Associação Médico-Espírita de Minas Gerais. Tema: Como encarar o procedimento da eutanásia diante da existência da vida após a morte.

Wilson Picler: Físico, especialista em Metodologia da Ciência e pesquisador na área da Psicobiofísica, dedicou-se a pesquisas em laboratórios por mais de uma década. Conferencista internacional, já apresentou trabalhos em diversos países com ênfase em instrumentação científica e controle de variáveis em experimentos psicobiofísicos. Tema: O estudo científico da comunicação entre o mundo físico e o espiritual.

Ronaldo Rogério de Freitas Mourão (1935-2014): Astrônomo formado pela Universidade do Estado da Guanabara (atual UERJ), com títulos de bacharel e licenciado em Física. Doutor pela Universidade de Paris. Tema: Vida e morte no Cosmos.

Ricardo Lindemann: Teósofo, engenheiro civil e mestre em Filosofia. Na época do evento, era presidente da Sociedade Teosófica no Brasil. Tema: A ciência oculta e a vida após a morte.

 

[smartslider3 slider=14]

 

Além das palestras, ocorreram as seguintes atividades durante o evento:

– Seminário Educação com a espiritualidade, com educadores do Instituto de Educação José de Paiva Netto, em São Paulo. Temas: O aluno, ser espírito-biopsicossocial e Discutindo a morte e a vida após ela em sala de aula.

Workshop com o prof. Ademar Eugênio de Mello. Tema: As três canalizações mais importantes do mundo, no momento: Lazaris, Seth e Athor.

Workshop da Associação do Livro de Urântia, com Nemias F. Mol. Tema: A vida após a morte de acordo com o Livro de Urântia.

Workshop com o advogado e espiritualista dr. Sidnei Carvalho (voltou à Pátria Espiritual em 2014). Tema: Não mate, ninguém morre! (Uma abordagem espiritual sobre a pena de morte).

Workshop com o xamã Mario ‘El Puma’, do Peru.

Workshop com o dr. José Luiz Amuratti. Tema: Saúde, carma e reencarnação, num estudo antroposófico segundo Rudolf Steneir.

Workshop com Luy Vieira (São Paulo).

 

Desde então, as iniciativas do FMEC têm se desdobrado em congressos, painéis temáticos e ações na Comunicação 100% Jesus (Super Rede Boa Vontade de RádioBoa Vontade TV, Portal Boa Vontade e publicações), sempre com o propósito de trazer as contribuições das diversas áreas do saber espiritual e humano para a construção de uma sociedade mais solidária, altruística e ecumênica.

 

PAINEL TEMÁTICO “CIÊNCIA, SAÚDE E ESPIRITUALIDADE” (agosto de 2015)

O painel temático “Ciência, saúde e Espiritualidade”, do Fórum Mundial Espírito e Ciência, da LBV, lotou dois auditórios do ParlaMundi da LBV em agosto de 2015, reunindo grande número de profissionais da área e pessoas interessadas no tema, que acompanharam as seguintes palestras:

Mãe Adna Santos de Araújo: Coordenadora da Rede de Saúde Afrodescendente (Renafro) e presidente da Ileaxéoyabagan. Tema: Saúde e Espiritualidade na perspectiva das tradições afrodescendentes.

Monge Shojo Sato: Coordenador do Templo Budista Terra Pura de Brasília. TemaSaúde e Espiritualidade na perspectiva budista.

Dr. Julio Peres: Psicólogo e doutor em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo (USP). Fez pós-doutorado no Centro de pesquisa sobre Espiritualidade e a Mente, da Universidade da Pensilvânia (EUA). TemaNeuroimagem e mediunidade: impacto do primeiro estudo mundial.

Dr. André Stroppa: Psiquiatra, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mestre e doutorando do Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde (Nupes). TemaEspiritualidade e saúde: quanto mais conhecemos, mais precisamos conhecer.

Dr. Carlos Eduardo Tosta: Imunologista e professor-emérito da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB). Tema: O poder curativo do amor — evidências científicas.

 

Veja matéria completa sobre esse painel temático clicando aqui.

 

CONGRESSO TEMÁTICO “INVESTIGANDO ESPÍRITO, CÉREBRO E MENTE” (outubro de 2019)

No último 18 de outubro, ocorreu mais um Congresso Temático do Fórum Mundial Espírito e Ciência, no ParlaMundi da LBV, em Brasília, DF, que abordou o tema: “Investigando Espírito, cérebro e mente”. Confira os palestrantes:

Dr. Andrew Newberg, neurocientista norte-americano e diretor de pesquisa do Centro Myrna Brind para Medicina Integrativa, do Hospital Universitário Thomas Jefferson, na Pensilvânia/EUA. Tema: “Deus, Espiritualidade e o cérebro humano”.

Prof. dr. Michael Winkelman, antropólogo norte-americano, Ph.D. pela Universidade da Califórnia em Irvine e mestre em saúde pública pela Universidade do Arizona. Foi presidente das seções de Antropologia da Consciência e Antropologia da Religião na Associação Americana de Antropologia. Tema: “Sobrenatural como natural: mecanismos biológicos do xamanismo”.

Prof. dr. Alexander Moreira-Almeida, professor de Psiquiatria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), fundador e diretor do Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde (Nupes) e coordenador das seções em Espiritualidade e Psiquiatria da Associação Mundial de Psiquiatria e da Associação Brasileira de Psiquiatria. TemaExperiência espiritual e a relação mente-cérebro.

Dr. Júlio Peres, psicólogo clínico e Doutor em Neurociências e comportamento pela Universidade de São Paulo (USP). Tema: Neuroimagem e mediunidade: impacto do primeiro estudo mundial.

Prof. dr. Gildo Magalhães: Professor titular do Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP), colaborador do Instituto Universitário de Lisboa e da Universidade de Lisboa (Centro de Filosofia da Ciência) e diretor do Centro Interunidades de História da Ciência e do Grupo de Pesquisa Khronos, no Instituto de Estudos Avançados, ambos da USP. Tema: Intercâmbio entre Religião e Ciência na História.

Prof. dr. Wellington Zangari: Professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), vice-coordenador do Laboratório de Psicologia Social da Religião, coordenador do Inter Psi – Laboratório de Psicologia Anomalística e Processos Psicossociais, ambos do Instituto de Psicologia da USP, e vice-coordenador do GT Psicologia & Religião da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia. TemaReligiosidade, Espiritualidade e Identidade.

Álvaro Tukano: Líder indígena da etnia Tukano. TemaInteragindo com o mundo dos Espíritos.

Paula Suelí: Ministra-pregadora da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo, pós-graduada em Gestão Escolar, bacharel e licenciada em História pela Universidade de São Paulo (USP). TemaMatéria também é Espírito” (Paiva Netto).

Dra. Julia Nezu: Advogada, presidente da União das Sociedades Espíritas (USE) Regional de São Paulo e presidente e fundadora do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro. TemaEspiritualidade em um mundo material.

Fernando Bortolleto Filho: Reverendo da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo e diretor executivo da Associação de Seminários Teológicos Evangélicos. Tema: A ação do Espírito Santo.

Swami Nirmalatmananda: Presidente do Ramakrishna Vedanta Ashrama do Brasil. É também formado em matemática, física e química pela Universidade de Madras, na Índia. TemaA essência dos Vedas e a consciência suprema.

 

[smartslider3 slider=15]

ENTRE PARA O NOSSO CLUBE DE ASSINATURA

Edição atual de JESUS ESTÁ CHEGANDO!

Livros do escritor Paiva Netto

Brindes especiais: souvenirs para seu dia a dia

Livros infantis

Frete grátis para todo o Brasil

Receba nosso
conteúdo grátis

Cadastre-se e seja informado de nossas promoções, receba nossos artigos e notícias.

Ecumenismo

Espiritualidade

Evangelho-Apocalipse

Revista JESUS ESTÁ CHEGANDO!

Av. Marechal Floriano, 114 • Centro • Rio de Janeiro/RJ20080-002

(21) 2216-7851

jesusestachegando@boavontade.com

Pesquisar