Notícias

Composição de Paiva Netto homenageia o povo indígena

Acesse nosso conteúdo exclusivo grátis

Saiba mais

Crianças da Aldeia Indígena Tadarimana, Rondonópolis/MT, recebem o kit escolar da LBV

Na celebração do Dia dos Povos Indígenas, 19 de abril, destacamos a homenagem feita por Paiva Netto aos Irmãos indígenas ao compor — na cidade do Rio de Janeiro, RJ, em 31 de agosto de 1998 — a música “O Novo Mandamento de Jesus”. A obra é um reconhecimento às contribuições trazidas pelas tradições desses povos.

Da cultura indígena, aspectos como o som dos batuques, a sabedoria que prima pela sustentabilidade e o respeito à divindade presente na Natureza inspiraram a obra. Conta o maestro legionário Vanderlei Pereira: “Lá, mi bemol, lá, mi bemol e ré formam esse painel sonoro que, além da declamação do Novo Mandamento de Jesus feita pelo coro, traz um solo de tímpano e marimba como homenagem aos Irmãos indígenas, com seus batuques. Soma-se a isso a utilização do chocalho (ganzá) pintando um colorido rítmico bem brasileiro”.

“O Novo Mandamento de Jesus” é o movimento final do Oratório O Mistério de Deus Revelado. A obra foi interpretada em 2000 na Sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York, EUA, pelo Coral Ecumênico Boa Vontade, primeiro coro brasileiro a apresentar-se na ONU. Sobre a composição, o renomado maestro e compositor Almeida Prado (1943-2010) afirmou que ela “é de emocionar pedra”.

A obra de Paiva Netto, composta para coro e orquestra, foi gravada em seis idiomas (alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e português). A versão original, em português, ultrapassou a expressiva marca de 550 mil cópias vendidas, conquistando disco de platina duplo.

 

Amizade, respeito e valorização

A relação de amizade entre as Instituições da Boa Vontade de Deus e os povos indígenas é de longa data. Recentemente, em 2019, no congresso temático intitulado “Investigando Espírito, cérebro e mente”, promovido pelo Fórum Mundial Espírito e Ciência, da LBV, no ParlaMundi**, o líder indígena Álvaro Tukano compôs o grupo de palestrantes, trazendo em sua fala as contribuições dos povos Tukano ao tema. A valorização da diversidade cultural dos povos originários é demonstrada também nas celebrações do Dia dos Povos Indígenas, 19 de abril, e do Dia do Ecumenismo, 21 outubro, que ocorrem anualmente no Templo da Boa Vontade, em Brasília, DF.

Em suas campanhas socioassistenciais, a Legião da Boa Vontade continuamente presta apoio material a etnias indígenas de todo território nacional, com o fornecimento de alimentos e kits pedagógicos. No amparo espiritual, a reserva das etnias Kariri-Xocó e Fulni-ô, pelos arredores da capital federal, acolhe a visita fraterna do Departamento de Assistência Espiritual (DAE) da Religião Divina, ação por meio da qual os Irmãos indígenas têm contato com a doutrina ecumênica da Religião do Terceiro Milênio e recebem a revista JESUS ESTÁ CHEGANDO!.

 

OUÇA A MÚSICA O NOVO MANDAMENTO DE JESUS

O Oratório O Mistério de Deus Revelado está disponível no canal Música Legionária no YouTube e na plataforma de streaming Spotify. Para adquirir a obra, ligue: 0300 10 07 940 (custo de ligação local mais impostos) ou acesse o site do Clube Cultura de Paz.

 

__________________________________

* Novo Mandamento de Jesus — Encontra-se no Santo Evangelho, segundo João, 13:34 e 35: “Amai-vos como eu vos amei. Somente assim podereis ser reconhecidos como meus discípulos, se tiverdes o mesmo Amor uns pelos outros”.

** ParlaMundi da LBV — O Parlamento Mundial da Fraternidade Ecumênica compõe, juntamente com o Templo da Paz e seu prédio administrativo, o Conjunto Ecumênico do Templo da Boa Vontade. Está localizado na Quadra 915 Sul, na capital federal. Ligue (61) 3114-1070 ou acesse www.tbv.com.br.

ENTRE PARA O NOSSO CLUBE DE ASSINATURA

Edição atual de JESUS ESTÁ CHEGANDO!

Livros do escritor Paiva Netto

Brindes especiais: souvenirs para seu dia a dia

Livros infantis

Frete grátis para todo o Brasil

Receba nosso
conteúdo grátis

Cadastre-se e seja informado de nossas promoções, receba nossos artigos e notícias.

Ecumenismo

Espiritualidade

Evangelho-Apocalipse

Revista JESUS ESTÁ CHEGANDO!

Av. Marechal Floriano, 114 • Centro • Rio de Janeiro/RJ20080-002

(21) 2216-7851

jesusestachegando@boavontade.com

Pesquisar