Notícias

Para o corpo humano, o cuidado com a hidratação iguala-se à necessidade de respirar. A própria Natureza, ao constituir a molécula da água (H2O), juntou a dois átomos de hidrogênio um de oxigênio, evidenciando o elo das substâncias essenciais para a existência do ser humano.
Entre os inúmeros destaques médicos sobre o assunto, apresentamos os do fisiologista prof. dr. Raul Santo de Oliveira, que nos explica: “A água tem um papel regulador de muitas funções em nosso organismo. A quantidade que consumimos tem papel fundamental desde o controle da temperatura até o bom funcionamento do sistema circulatório”.
Um estudo feito pelo Vanderbilt University Medical Center, nos Estados Unidos, mostrou que a água sem nenhum aditivo pode ter um papel importante para regular a pressão sanguínea.
As cãibras aparecem quando há um desequilíbrio hidroelétrico (baixa quantidade de água) em nossos músculos, causando uma contração involuntária da musculatura.
Estudo da Loma Linda University, nos Estados Unidos, mostrou que quem bebe diariamente dois litros de água têm menos chances de sofrer ataques cardíacos ou outras doenças do coração.
Comer muitas fibras e beber água adequadamente mantém o intestino funcionando muito bem. Aliás, as fibras precisam da água para beneficiarem o organismo.
Constituído por, aproximadamente, 70% do precioso líquido, o planeta Terra e o planeta corpo ganharam da Engenharia-Mor a mesma proporção de água, fundamental para a vida em suas respectivas constituições.
Contudo, diferente da respiração, que o corpo faz de forma dinâmica e constante, o ato de hidratação requer uma ação individual, diária e disciplinar para toda a vida. E não se deve esperar bater aquela sede, pois, quando o organismo chega a esse ponto, é sinal de que não foi feito o consumo básico que o corpo necessita. “A água aumenta o volume de sangue. Com isso, os nutrientes que são carregados por ele serão mais bem distribuídos. Ela faz a limpeza do nosso organismo. Joga as toxinas fora, eliminando o excesso de minerais como sódio, por exemplo. Ela é muito importante para fazer toda a regulação do nosso corpo”, destaca a nutricionista Andréia Carrara, que também nos fala sobre a regulação do intestino: “Os excessos são eliminados com a água, o intestino funciona muito melhor. Ela hidrata o bolo fecal e ajuda a expulsar as fezes muito mais facilmente”.
A água ainda ajuda a regular a temperatura corporal, visto que nossa pele também necessita de água para realizar as trocas com o ambiente externo e para se manter hidratada com vitalidade. Ela também contribui para a saciedade alimentar, sendo referência para os processos de emagrecimento, para quem se encontra acima do peso.
Na metade final do século 20 a humanidade passou a conviver com o aquecimento global. O fenômeno é causado pelo acúmulo crescente de dióxido de carbono e outros gases causadores do efeito estufa na atmosfera, graças à queima de combustíveis fósseis e ao desmatamento. Com isso, como muitos especialistas afirmam, em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil, todos têm percebido, e sentido na pele, as temperaturas bem mais altas que o normal.
Nesse quadro, os cuidados com a hidratação devem ser redobrados, pois o corpo humano precisa trabalhar mais para se adaptar ao calor excessivo e logo dá sinais de fraqueza, podendo evoluir para quadros graves: “Quando estamos expostos a temperaturas mais elevadas, ocorrem adaptações no nosso corpo. A frequência cardíaca aumenta como um mecanismo compensatório, assim como a pressão arterial e a desidratação”, explica Lucas Albanaz, clínico geral e mestre em Ciências Médicas. Nessa situação, ele aponta o que devemos fazer: “A palavra de ordem é hidratação, que deve ser feita principalmente pela ingestão de líquidos. Também é indicado hidratar a pele, com cremes; as narinas, com soro fisiológico; e os olhos, com colírio. Essas partes do corpo também são afetadas”.
A seguir, confira algumas dicas divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para enfrentar os dias mais quentes:
Por aumentar a atividade no sistema nervoso, e assim elevar o nível de energia gasto, o hábito de beber água também promove a perda de peso.
Beber água é a principal maneira de se proteger da formação de cálculos renais. O sangue circula melhor e fica diluído, facilitando a excreção de nutrientes que não são mais necessários.
Ao contrário das vitaminas lipossolúveis, que ficam armazenadas no tecido adiposo, as vitaminas C e do complexo B são hidrossolúveis, ou seja, só são absorvidas pelo organismo com a presença e água.
Além da hidratação, a água ajuda a controlar a temperatura do corpo. Assim, melhora o rendimento para quem pratica esportes ou, por profissão, precisa se exercitar com frequência.
Beba bastante água e coma alimentos com alto teor de água
Opte por roupas largas e frescas e proteja-se do sol usando chapéu e protetor solar
Fique na sombra e só faça atividades físicas em horários de menos calor
Use ventiladores e tome banhos frios para reduzir a temperatura corporal
Opte por ambientes de fácil oxigenação e fácil acesso à água
Edição atual de JESUS ESTÁ CHEGANDO!
Livros do escritor Paiva Netto
Brindes especiais: souvenirs para seu dia a dia
Livros infantis
Frete grátis para todo o Brasil
Cadastre-se e seja informado de nossas promoções, receba nossos artigos e notícias.
Ecumenismo
Espiritualidade
Evangelho-Apocalipse
Pesquisar