Notícias

Ecumenismo dos Livros Sagrados

Um pequeno registro para a história dos trabalhos práticos do Centro Espiritual Universalista, o CEU da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo.)

Acesse nosso conteúdo exclusivo grátis

Saiba mais

Sábado, 18 de junho de 2005.

Nesta data no Rio Grande do Sul, mais uma inesquecível Cruzada do Novo Mandamento de Jesus no Lar foi comandada pelo Presidente das Instituições da Boa Vontade, José de Paiva Netto.

Durante aquele encontro solene, tivemos a participação ativa do Espírito Dr. Bezerra de Menezes (1831-1900). Esse inestimável colaborador do Espaço, carinhosamente chamado de Médico dos Pobres, em sua mensagem psicofônica reforçava o convite dos Espíritos de Luz para que todos comparecessem ao 30o Congresso Internacional da Juventude Ecumênica da Boa Vontade de Deus, marcado para 25 de junho daquele ano (2005). O evento realizou-se na cidade de Uberlândia/MG, obtendo grande êxito entre os moços. Os meios de comunicação e a Mídia da Boa Vontade*1 fartamente noticiaram a festa movimentada pelos jovens.

Mas o que gostaríamos de recordar aqui é que no dia 18/6, ao se manifestar por intermédio do sensitivo Legionário Francisco de Assis Periotto, o Dr. Bezerra fez um gesto muito significativo: Aproximou dele uma Bíblia Sagrada, segurou-a com devoção, concentrou-se por alguns instantes, e, logo em seguida, fez surgir do “nada” compostos fluídicos, entregando-os ao Presidente-Pregador da Religião Divina. O inusitado acontecimento teve o testemunho daqueles que interagiam, pessoalmente, naquela fervorosa conferência espiritual-ecumênica da Igreja Familiar no 1 da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo.

Esse fato comovente da Espiritualidade Superior vem demonstrar que os Espíritos de Deus, sob a proteção das Escrituras — e delas destacamos o Evangelho de Jesus —, são eficientes parceiros das criaturas humanas nos empreendimentos do Bem, seja na vida pessoal, profissional ou coletiva.

É uma aliança com os céus que nos torna inderrotáveis, pois passamos a vivenciar uma afirmativa do Divino Mestre, decisiva para o nosso sucesso:

“Tudo é possível àquele que crê” (Evangelho, segundo Marcos, 9:23).

Nessa concepção de Fé Realizante, nossa capacidade se expande ao infinito: com o pensamento direcionado à Força Suprema campo, construindo bases sólidas de um mundo digno para a comunidade terrena.

O lenitivo realmente capaz de curar o organismo humano e social emana com fartura dos caracteres grafados na parte divina da Santa Bíblia. E, firmados no que temos aprendido com a dialética de Paiva Netto, observamos que o Texto Sagrado não é uma exclusividade dos Cristãos, pois a manifestação dos Céus é encontrada do mesmo modo nas numerosas demonstrações de que o Ser Humano possui. Citemos, como exemplo, a Torá e o Talmud, dos Irmãos judeus; o Corão, dos Irmãos muçulmanos; o Sutra Lótus, dos Irmãos budistas. Também O Capital, de Marx, na sua intenção de trazer melhores condições de vida à classe operária; as conceituadas publicações científicas, como Nature, Science, PloS Biology… para os Irmãos pesquisadores e/ou ativistas de idelogias voltadas ao social, eles igualmente são sagrados.

Entretanto, a relação não pára por aqui. Em qualquer lugar, seja em que época for, o Supremo Poder que dirige o Cosmos desce à Criatura Humana ou Espiritual, para trazer Sua Inspiração. Deixa assim Sua Marca Celeste em todas as devoções da Alma de Boa Vontade, religiosa ou não. Cabe a nós vislumbrar o que é de natureza excelsa nas obras humanas, portanto, ainda sujeitas à limitação característica da nossa atual aprendizagem. Se o Criador a tudo criou, a Misericórdia Dele não exclui ninguém. Ilumina a todos, mesmo a quem O negue, mas que de alguma forma se empenha em contribuir para o aprimoramento da vida na Terra.

O que nos possibilita raciocinar assim é a cultura do Ecumenismo dos Corações pela qual trabalha a Religião do Terceiro Milênio. Paiva Netto, ao abrir o Templo da Boa Vontade, em Brasília/DF, com esse amplo significado*² de comunhão entre Seres Humanos e Espirituais, fez daquele Santuário um brado que nos ensina a perceber a Caridade de Deus presente em toda parte. Daí entendermos que, ao se valer de um exemplar da Bíblia Sagrada como portal para a chegada do lenitivo do Céu, o Dr. Bezerra nos retrata a Universalidade do Amor de Deus. É o Amor sinônimo de atitude, de respeito ao próximo como recomendou o Cristo:

“― Novo Mandamento vos dou: Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei. Somente assim podereis ser reconhecidos como meus discípulos” (Evangelho, segundo João, 13:34 e 35).

Na seara do imprescindível e urgente trabalho pela Paz entre os povos, se há quem siga a carreira diplomática, mas que não compartilhe a preocupação de ser um discípulo de Jesus, ainda assim possui, por formação e compromisso, o dever de ser um eficiente discípulo da PAZ, a grande Causa das relações internacionais. Na conquista e na consolidação dela entre os Estados, constituídos ou por se constituírem na Terra, o espírito de Amor abrangente e o Ecumenismo daquilo que é Sagrado para todos não podem faltar.

*¹ Mídia da Boa Vontade — Rede Mundial de Televisão (Estados Unidos, Canadá e países da América Latina), Boa Vontade TV, Super Rede Boa Vontade de Rádio, Portal Boa Vontade (www.boavontade.com), revistas BOA VONTADE e JESUS ESTÁ CHEGANDO!

*² Templo da Boa Vontade e seu amplo significado – Conheça melhor o tema em “A Abrangência do TBV”, que Paiva Netto desenvolve nos seus livros Diretrizes Espiritualistas da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo, volume 2, e no terceiro tomo de O Brasil e o Apocalipse.

ENTRE PARA O NOSSO CLUBE DE ASSINATURA

Edição atual de JESUS ESTÁ CHEGANDO!

Livros do escritor Paiva Netto

Brindes especiais: souvenirs para seu dia a dia

Livros infantis

Frete grátis para todo o Brasil

Receba nosso
conteúdo grátis

Cadastre-se e seja informado de nossas promoções, receba nossos artigos e notícias.

Ecumenismo

Espiritualidade

Evangelho-Apocalipse

Revista JESUS ESTÁ CHEGANDO!

Av. Marechal Floriano, 114 • Centro • Rio de Janeiro/RJ20080-002

(21) 2216-7851

jesusestachegando@boavontade.com

Pesquisar