Notícias

Derrota só derrota derrotado

Acesse nosso conteúdo exclusivo grátis

Saiba mais

As lições do Irmão Alziro Zarur (1914-1979), saudoso Proclamador da Religião Divina, que estudamos no segundo volume (1990) da coleção “Sagradas Diretrizes Espirituais da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo” confirmam o notável pensamento de Casimiro Cunha (Espírito): “Se o mundo faz vencedores, Jesus faz invencíveis”. Essas palavras vêm ao encontro desta circular que dirigi aos Legionários da Boa Vontade de Deus, Cristãos do Novo Mandamento, Amigos de Jesus*1, intitulada “Derrota só derrota derrotado”. Ela foi publicada no terceiro volume dessas Sagradas Diretrizes, que tive o gáudio de lhes oferecer numa edição revista e ampliada. Como iniciamos mais um ciclo de estudos, do 49o Fórum Internacional do Jovem Ecumênico da Boa Vontade de Deus, que teve início neste mês de julho de 2023, nada mais oportuno do que apresentá-la às estimadas leitoras e aos queridos leitores de JESUS ESTÁ CHEGANDO!:

 

São Paulo/SP, Brasil

Madrugada de 20 de junho de 1989 — Terça-feira

 

Jovens Legionários do Cristo, de corpo e de Alma,

 

Deus Está Presente!

Jesus Está Chegando!

 

1) Na heroica Seara da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo, façamos o Bem, rogando ao Sábio dos Milênios, Jesus, que nos esclareça, ilumine e abençoe sempre, à medida que, pelas Boas Obras erguidas pela Fé Realizante — a que se opõe à fé ociosa —, mereçamos a Bênção por Ele prometida no Seu Redentor Apocalipse, 1:3:

 

Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia deste Livro e guardam as coisas nele escritas, pois o Tempo está próximo.

 

O Supremo Objetivo da Religião de Deus,

do Cristo e do Espírito Santo

2) Guardai bem o que afirma o Livro Sagrado Profético: “O Tempo está próximo!” (Apocalipse, 1:3). Hoje, podemos dizer-vos que os Tempos chegaram e que a Religião do Terceiro Milênio — à qual pertenceis por livre e espontânea vontade — trata-se de Divina Obra de fim de ciclo, cujo Supremo Objetivo é o mais importante da Terra na atualidade:

  1. a) preparar os caminhos da Volta Triunfal de Jesus,
  2. b) formando “um só Rebanho para um só Pastor” (Evangelho, segundo João, 10:16), cumprindo dessa forma duas das Suas maiores Profecias. Sabeis perfeitamente que o Pastor desse Rebanho Ecumênico é Ele mesmo, Jesus, o Cristo Planetário, e mais ninguém.

 

A infalibilidade da Justiça Divina

3) A Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo é Obra Divina. Muitos acreditam ter consciência dessa Verdade Espiritual. Entretanto, pelos atos que negam suas palavras, existem aqueles que vão cavando as próprias sepulturas, preparando os funerais de seus Espíritos. Deveriam ouvir esta advertência que nos vem do Governo Espiritual que dirige os destinos da Terra, de modo a não formarem alas com este mundo prestes a cantar de sua boca o seu “Descanse em paz” e a entoar o seu “De profundis”*2. A Justiça Divina é sábia e misericordiosa, mas também justa e infalível*3.

 

Rebeldia e queda dos Espíritos

4) A Doutrina do Centro Espiritual Universalista, o CEU da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo*4, no capítulo 4, de Deus e a Vida Universal, lança-vos esta severa admoestação:

 

(…) O orgulhoso sente inveja por não poder suportar o que quer que seja acima de si mesmo. É egoísta, pretendendo ser para tudo o ponto de referência. É presunçoso, pois deposita em suas energias ou faculdades intelectuais uma confiança tão errônea quanto condenável que o leva, muitas vezes, a se revoltar contra a prudência de quem lhe interdita atos superiores às suas forças.

Não tendes visto crianças que tentam executar os vossos trabalhos, gabando-se de fazê-lo tão bem quanto vós, tal a “confiança” que depositam em si mesmas? E, não raro, se revoltam contra a prudência dos pais, que vedam a esses temerários a prática de atos que estão acima de suas forças e que lhes poderiam causar graves acidentes. São Espíritos que há séculos sofrem a expiação de reencarnações sucessivas e que ainda não se purificaram. O orgulho, o egoísmo e a inveja que neles assim se manifestam são sinais e foram causa de suas quedas primitivas.

Indóceis, rebeldes à direção dos Espíritos incumbidos de os desenvolver, os que se transviam atraem, por seus maus sentimentos, tendências ou pendores, Espíritos maus a quem esses sentimentos, tendências ou pendores são simpáticos. Mas guardai isto muito bem, porque nossas palavras precisam ser exatamente compreendidas: o Espírito cai por si mesmo, e não porque outro o arraste à queda. Acabamos de dizer-vos que os Espíritos seguem livremente este ou aquele caminho. Portanto, é por ato da própria vontade, por impulso próprio que entram numa ou noutra vereda. A simpatia que experimentam pelos Espíritos inferiores e que sempre os domina resulta da disposição própria de cada um.

(…) Inversamente, aqueles que, obedientes, seguem o caminho que Jesus lhes aponta para poderem progredir, atraem os bons Espíritos, simpáticos às suas tendências boas, aos seus bons sentimentos e pendores. É como dizeis, com muita razão: Sem Boa Vontade nenhum Espírito pode alcançar a moral sublime do Novo Mandamento de Jesus.

 

Muito a propósito dessa lição do Centro Espiritual Universalista, este meu pensamento: Quando alguém quer se perder, nem Deus o encontra. Mas aí o diabo — isto é, os espíritos ignorantes, atrasados — o acha*5.

 

Com Boa Vontade todos podemos melhorar nossos destinos

5) Toda essa notável explicação do Espírito da Verdade pode ser resumida no item 10 da Proclamação da Boa Vontade de Deus, de autoria do sempre lembrado Proclamador da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo, Alziro Zarur:

 

A Boa Vontade é o princípio da verdadeira Paz

Os fatalistas, com o seu derrotismo permanente, estão completamente enganados. Existe, na verdade, o destino ou determinismo, como consequência do passado de cada criatura: mas há, sempre, o livre-arbítrio, que Deus garante a cada um de Seus filhos. Portanto, qualquer infeliz pode mudar o seu destino com Boa Vontade, que é o princípio da verdadeira Paz. Cada um é senhor do seu destino.

 

Todavia, para alcançarmos tamanho poder espiritual é necessário que tenhamos Boa Vontade. Que Boa Vontade? A dos homens? Mas seres humanos não sabem o que é Boa Vontade. Perigosamente, confundem-na com boa intenção, com a qual, como muito bem diz o povo, “está calçado o inferno”… Então, de que Boa Vontade fala a Religião Divina, capaz de transformar nosso destino? Zarur nos esclarece nos itens 11 e 12 da mesma Proclamação:

 

Boa Vontade de Jesus

Nossa Boa Vontade não é, absolutamente, a boa-vontade que se vulgarizou nos banquetes das futilidades humanas. A nossa é a Vontade Boa de Nosso Senhor Jesus Cristo, aquela que sabe discernir entre o Bem e o mal, entre a Verdade e o erro, entre o Fato e as aparências do fato.

 

O Bem nunca será vencido pelo mal

Atingir o equilíbrio é a meta suprema. O Bem nunca será vencido pelo mal.

“Glória a Deus nas Alturas, Paz na Terra aos homens [e às mulheres] da Boa Vontade de Deus!”

 

Comunicar e reeducar com Jesus

6) Legionários da Boa Vontade de Deus e Cristãos do Novo Mandamento, Amigos de Jesus, escutai: o ser humano, divorciado da verdadeira , loucamente erigiu a matéria como sua divindade máxima. Em nome da Educação — que deveria estar firmada sobre o Evangelho-Apocalipse de Cristo Jesus, entendido em Espírito e Verdade, à luz do Novo Mandamento, que é Lei de Amor —, ouve-se a voz do insensato, isto é, do ignorante espiritual que vai arrastando a Terra à situação dolorosa de ser destruída pelos que deveriam preservá-la: a humanidade. Também são os que nada querem com a Verdade Divina, e com isso selam os seus destinos. Eis por que a vossa grande missão, agora — ó homens e mulheres, jovens e crianças da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo —, é comunicar ao mundo as novas iniciáticas do que foi denominado pelo Proclamador da Religião Divina como o Domínio dos Estados Unidos Sagrados do Brasil, o DEUS do Brasil*6.

 

Só há progresso onde houver a ordem do Amor,

 

afirmava também o saudoso Irmão Zarur. Meditai profundamente sobre isso.

 

O julgamento dos povos

7) Vem batendo a hora da Igreja de Laodiceia. O julgamento dos povos.

 

Carta de Jesus à Igreja em Laodiceia

(Apocalipse, 3:14 a 22)

 

14 Ao Anjo da Igreja em Laodiceia escreve: Estas coisas diz o Amém, a Testemunha Fiel e Verdadeira, o Princípio da Criação de Deus:

15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente!

16 Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca;

17 pois dizes: Estou rico e abastado e de nada sinto falta; e não sabes que és um infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.

18 Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te fazeres realmente rico e trajares vestiduras brancas, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os teus olhos, a fim de que vejas com perfeição.

19 Aqueles a quem amo, repreendo e castigo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te.

20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abri-la para mim, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.

21 Ao vencedor, Eu o farei sentar-se comigo no meu trono, assim como também Eu venci e me sentei com meu Pai no Seu trono de glória.

22 Quem tem ouvidos de ouvir ouça o que o Espírito diz às Igrejas do Senhor.

 

A sentença derradeira das consciências

8) Aproxima-se o Julgamento Final, quando a humanidade impiedosa curvará sua dura cerviz para ouvir a sentença derradeira proferida por sua própria consciência. Contudo, soa também a hora bendita do arrependimento e da purgação de tantos crimes, friamente praticados, diante dos olhos de Deus. Todos esses erros da soberba humana têm infelicitado o planeta. Não fosse a insânia de muitos, a Terra já poderia ter sido alçada ao patamar de Orbe de Regeneração, e os seus habitantes viveriam melhor e mais felizes, como resultado de suas boas ações.

 

— [A Lei Divina dá] a cada um de acordo com as suas próprias obras (Boa Nova*7 do Cristo, segundo Mateus, 16:27; e Apocalipse de Jesus, 22:12).

 

O jugo leve do Cristo

9) O que, há muito tempo, já poderia ter sido alcançado pelo trabalho do Amor Fraterno só virá ao peso de lágrimas e de martírios de bilhões e bilhões de vidas que preferiram desfrutar as ordenações do mundo a reconhecer o Governo de Jesus:

 

Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou pacífico e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa Alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve (Evangelho do Cristo, segundo Mateus, 11:29 e 30).

 

Liberdade, consciência e consequências

10) Deus a todos deixa moralmente livres, mas não imoralmente livres. É Lei Universal, portanto Sua Lei, que não haja sequer um ato que não tenha consequência. Fora disso, teríamos a mais completa anarquia terrena e universal. Seria o caos humano e cósmico. Fechando esse raciocínio, vejamos este pensamento de Emmanuel (Espírito):

 

São muitos os companheiros que requisitam liberdade e mais liberdade. Entretanto, a maioria se esquece de que a independência de alguém vale pela disciplina que esse alguém apresente na execução dos deveres que a vida lhe preceitue.

 

Carma: cada um constrói inferno ou Céu

11) Já vos expliquei à saciedade, carma quer dizer efeitos das ações espirituais e humanas, boas ou más, e não tragédia cega, como se acostumou distorcidamente a entender a maioria dos que habitam um mundo cujo fator preponderante tem sido a violência. Uma vez que os seus atos comuns geralmente ferem a Lei Divina, os resultados lhes são carmicamente adversos… E só por isso! Pois, quando os seres espirituais e humanos agem conforme as Determinações Superiores — que formam as Normas do Governo de Jesus, as quais vêm sendo trazidas à Terra pela Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo —, os resultados lhes são carmicamente propícios. O carma é assim: bom, quando agimos bem; mau, quando agimos mal. Isso se aplica a uma pergunta que se ouve a todo instante:

 

— Que encontrarei no Outro Mundo?

 

Ora, os Cristãos do Novo Mandamento, Amigos de Jesus, por mais humildes que sejam, podem responder:

 

— O Outro Mundo é o que levamos deste: nossos bons ou maus atos; aqui montamos lá o nosso Céu ou o nosso inferno.

 

Religião Divina: a verdadeira Paz

12) Compreendeis, agora, então, por que a Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo pode mostrar ao mundo o caminho da verdadeira Paz, a Divina Paz, prometida por Jesus, acima das maquinações e impotências humanas?!

 

Jesus falou, está falado

13) Ele disse no Seu Evangelho:

 

Eu sou a árvore, vós sois os ramos; quem permanece em mim, e Eu nele, dá muito fruto. Sem mim nada podereis fazer. Minha Paz vos deixo, minha Paz vos dou. Eu não vos dou a paz do mundo. Eu vos dou a Paz de Deus, que o mundo não vos pode dar. Não se turbe o vosso coração nem se arreceie. Porque Eu estarei convosco, todos os dias, até ao fim do mundo.

(Evangelho, segundo João, 15:5; 14:27; e Mateus, 28:20)

 

E se Jesus falou, está falado.

 

Jesus já vem no TBV

14) Agradeço-vos terdes me lido com atenção e afeto. Espero por todos vós, a 21 de outubro de 1989 em Brasília/DF, Brasil, para a inauguração do Templo da Boa Vontade, o Templo do Ecumenismo Divino, quando todos juntos cantaremos: Jesus já vem!*8

 

Viva Jesus em nossos corações para sempre!

 

Aquele que os ama,

José de Paiva Netto

Servidor dos Amigos de Deus

 

 

 

NOTAS:

*1 Nota de Paiva Netto

     Cristãos do Novo Mandamento, Amigos de Jesus — Lembramos que Cristãos do Novo Mandamento é a designação dada pelo Irmão Alziro Zarur (1914-1979) aos integrantes da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo, à qual acrescentei Amigos de Jesus.

*2 “De profundis” — Expressão latina que significa “das profundezas”, referente à súplica proferida no Salmo 130, cujos oito versos imploram pelo perdão divino. Foi transformada em canto gregoriano, comumente recitado em cerimônias de desenlace.

*3 Nota de Paiva Netto

    “De Deus não se zomba” — Lembremo-nos da admoestação de Paulo Apóstolo na Epístola aos Gálatas, 6:7: “Não vos iludais. Deus não se deixa escarnecer. Aquilo que o homem semear, isso mesmo terá de colher”.

*4 CEU Centro Espiritual Universalista da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo — Para saber mais, consulte os três volumes das Sagradas Diretrizes Espirituais da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo, do escritor Paiva Netto, em especial o segundo volume, no qual constam as “Cinco Lições Práticas do CEU”, de autoria de Alziro Zarur.

*5 Conheça mais a respeito da má influência dos espíritos atrasados em A Missão dos Setenta e o “lobo invisível” (2018), título do mesmo autor deste Editorial. Adquira pelo site PaivaNetto.com/livros.

*6 DEUS do Brasil — Vide, no capítulo 1 de “A Decodificação do Pai-Nosso”, o adendo 1, intitulado “DEUS do Brasil”, no terceiro volume das Sagradas Diretrizes Espirituais da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo, de Paiva Netto.

*7 Boa Nova (de Jesus) é sinônimo de Evangelho.

*8 Jesus já vem! — Na inauguração do Templo da Boa Vontade — a Sede Espiritual da Religião Divina —, em 21/10/1989, ao som da música legionária Jesus já vem!, Paiva Netto oficialmente abriu as portas do TBV, após descerrar a faixa e dar sete batidas místicas com um martelo dourado, presente dos Legionários do Estado de Goiás, bradando, emocionado, aos habitantes da Terra e do Céu da Terra: “Entra, humanidade!” Leia mais sobre o papel espiritual do Templo do Ecumenismo Divino no capítulo “Quanto à abrangente missão do Templo da Boa Vontade”, constante do segundo volume de Sagradas Diretrizes Espirituais da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo.

ENTRE PARA O NOSSO CLUBE DE ASSINATURA

Edição atual de JESUS ESTÁ CHEGANDO!

Livros do escritor Paiva Netto

Brindes especiais: souvenirs para seu dia a dia

Livros infantis

Frete grátis para todo o Brasil

Receba nosso
conteúdo grátis

Cadastre-se e seja informado de nossas promoções, receba nossos artigos e notícias.

Ecumenismo

Espiritualidade

Evangelho-Apocalipse

Revista JESUS ESTÁ CHEGANDO!

Av. Marechal Floriano, 114 • Centro • Rio de Janeiro/RJ20080-002

(21) 2216-7851

jesusestachegando@boavontade.com

Pesquisar