Notícias

Cultura, Ecumenismo e laços de amizade

Acesse nosso conteúdo exclusivo grátis

Saiba mais

“Em homenagem à admiração mútua e à grande amizade que existiu entre Luiz Carlos Prestes, ateu convicto, e José de Paiva Netto, cristão convicto.”

Luiz Carlos

A dedicatória acima, feita pelo escritor Luiz Carlos Prestes Filho, reporta-se à antiga amizade entre o pai dele, o destacado político e líder marxista Luiz Carlos Prestes (1898-1990), e o Diretor-Presidente da Legião da Boa Vontade, José de Paiva Netto.

A recordação dessa estima de longa data vem à tona no momento em que Luiz Carlos construiu belos versos sobre Jesus, o Cristo de Deus, após contemplar gravuras do seu amigo, o renomado artista plástico e escultor Darlan Rosa.

O resultado desse encontro foi um belo movimento cultural, que ilustra esta matéria. Já o fruto da amizade mais antiga vamos buscar no tempo, precisamente em 1986, quando Prestes (o pai) cunhou emocionantes linhas sobre o trabalho pacificador da LBV, que tem, em momentos distintos, a liderança de dois amigos dele: Alziro Zarur (1914-1979) e Paiva Netto.

O resgate literário que fazemos nesta edição remonta a um assunto tratado por Paiva Netto, em seu livro As Profecias sem Mistério (1998), que é comum à luta de Prestes e pelo qual os dois dedicaram suas vidas: a Paz no mundo.

O líder da LBV detia-se ao tema “Armagedom: Preocupação de materialistas e espiritualistas” e, ao citar conflitos bélicos, trouxe o seguinte raciocínio:

“Ilustres representantes de setores sociais considerados muito pragmáticos, perante esta instabilidade emocional de alguns dirigentes do mundo, expressam sua justa preocupação com o tema [eclosão de uma Terceira Guerra Mundial], como é o caso de Luiz Carlos Prestes (1898-1990), destacado nome da história brasileira. Assim se expressou o famoso líder marxista numa reportagem da Revista LBV, em 1986:

 

“A tarefa da LBV é matar a fome do povo e reunir todos em prol da Paz

“— Não sou contra e nem posso deixar de apoiar todos aqueles que se dedicam à Solidariedade Humana, ao estímulo da fraternidade e da filantropia entre seus Irmãos. Nesse sentido é que aprecio o trabalho da Legião da Boa Vontade, do Alziro Zarur, seu fundador, já falecido, e agora, do seu substituto, o Paiva Netto. Acho essa atividade muito útil e positiva, porque estimula o sentimento de Solidariedade entre cidadãos, ajudando a resolver uma série de problemas. Não só o da miséria, da fome, que é gritante, hoje, no Brasil. Até porque atravessamos, atualmente no mundo, uma situação de muito perigo. A maior ameaça que hoje pesa sobre todos é a de uma Terceira Guerra Mundial. O primeiro dever do cidadão nos dias atuais é lutar contra o desencadeamento de uma Terceira Guerra, que provocaria uma hecatombe de proporções jamais vistas. Vimos o que ocorreu com aquele desastre do reator de Chernobyl, lá na União Soviética. Embora exageradas as cifras dos jornais brasileiros, a verdade é que foi um acontecimento que mostrou o que as radiações de um reator podem causar de mal. Quantas pessoas morreram, quantas outras estão condenadas à morte nos próximos 10, 20, 30 anos. Vão morrer de câncer, em consequência da radiação. E sabemos que uma bomba atômica pode corresponder a cinco vezes mais do que as irradiações de Chernobyl. Imaginem, agora, o mundo bombardeado com estas armas! Quais seriam as consequências? Nenhum povo se livraria dos seus efeitos. Seria uma hecatombe de proporções jamais vistas. Um Secretário do Partido Comunista da Itália dizia que uma guerra atômica nas condições atuais levaria o mundo a retroagir 400 anos. Tudo aquilo que se acumulou de riqueza, de avanço, de civilização nestes 400 anos, desapareceria da face da Terra. O primeiro dever do cidadão brasileiro hoje, pois, é lutar contra a Terceira Guerra Mundial, o que significa lutar contra a corrida armamentista*, para evitar a acumulação das ogivas. E a tarefa da Legião da Boa Vontade é, ao mesmo tempo que cuidar da fome do povo, da miséria em que vive nossa gente, convocar todos a se reunirem contra isso e a nos ajudarmos uns aos outros”.

* Destaque de Paiva Netto

 

ENTRE PARA O NOSSO CLUBE DE ASSINATURA

Edição atual de JESUS ESTÁ CHEGANDO!

Livros do escritor Paiva Netto

Brindes especiais: souvenirs para seu dia a dia

Livros infantis

Frete grátis para todo o Brasil

Receba nosso
conteúdo grátis

Cadastre-se e seja informado de nossas promoções, receba nossos artigos e notícias.

Ecumenismo

Espiritualidade

Evangelho-Apocalipse

Revista JESUS ESTÁ CHEGANDO!

Av. Marechal Floriano, 114 • Centro • Rio de Janeiro/RJ20080-002

(21) 2216-7851

jesusestachegando@boavontade.com

Pesquisar